![]()
Muita gente fica na dúvida na hora de comprar um portátil. DS ou PSP? Direi algumas dicas para você tirar a dúvida de qual gostaria mais.
Primeiramente gostaria de colocar que eu NÃO vou desmerecer o PSP porque tenho um DS. Só vou fazer uma comparação entre os dois consoles.
1º - Preços: o PS3 é mais caro do que o Wii, e essa cronologia se segue com o PSP e o DS. Os jogos para PSP são mais caros e talvez menos duráveis por serem em CD’s, enquanto os de DS são um pouco mais baratos e mais difíceis de quebrar por serem em cartucho. É mais fácil perder um jogo de DS, porque o cartucho é muito pequeno.
Conclusão: tanto um quanto o outro são relativamente caros por serem portáteis, mas se dinheiro para você não é problema, não faz diferença comprar um PSP.2º - Pontos de Venda: o DS divulgado até em propagandas de TV no Brasil, enquanto o PSP ficou mais escondido. Isso fez com que o PSP se tornasse um objeto mais desejoso, como se fosse para gente mais rica (e na verdade é mesmo). Os jogos de DS são mais encontrados em lojas da web, e o console também.
Conclusão: o PSP é um produto mais reservado no Brasil, e é mais fácil de achar um DS.3º - Design: O DS abre e fecha, protegendo suas telas, tem poucos botões, a navegação é simples e é agradável de segurá-lo. O PSP é um possante cheio de botões pra tudo quanto é lado, também é agradável de segurá-lo e a tela é muito maior.
Conclusão: As telinhas pequenas do DS ficam menores ainda perto das do PSP. Mas a segunda tela realmente dá um quê a mais no design, deixando o DS mais bonitinho, com um estilo simples e moderno. O estilo do PSP dá a impressão de que não foi feito para ser bonitinho, mas sim arrojado e cheio de funções extras. Sua tela fica desprotegida.4º - Jogabilidade: O PSP tem os botões simples, e um analógico também. O DS não tem analógico, mas não faz diferença nenhuma. A touchscreen do DS promove uma experiência de jogo perfeita. Além do mais, o microfone do DS faz com que os jogos fiquem bem mais divertidos, em fases que você precisa assoprar, falar, cantar, gravar comandos de voz, etc. E no novo DSI, com a câmera, alguns jogos podem até ser jogados só com seus movimentos captados.
Conclusão: Em jogabilidade DS ganha sem dúvida.5º - Gráficos: agora vamos tocar em um ponto delicado para o DS. Os gráficos dele se equiparam aos do N64, enquanto os do PSP se equiparam aos do PS2.
![]()
Conclusão: se para você, os gráficos importam SIM, compre um PSP. O DS vai decepcioná-lo.
6º - Variedade: O PSP restringe-se ao público adolescente/adulto jovem. Já o DS tem títulos para todas as idades, e agrada muito mais.
Conclusão: Se você tiver um PSP, ninguém da sua casa vai querer jogar a não ser seu irmão menor talvez. Já com o DS provavelmente até sua vó vai querer dar uma jogada.7º - Gênero dos Jogos: Esse é um ponto muito fraco para o PSP, pois a maioria de seus jogos são adaptações das versões de PS2. Porém eu acho melhor citar cada um dos gêneros:
Clássicos: Gosta de Mário, Sonic, Pokémon, Megaman? Não pense encontrar isso no PSP.
![]()
![]()
Matança: Os jogos do DS tem pouca/nenhuma violência, já o PSP tem jogos emocionantes de guerra, luta, etc., como Resident Evil e outros parecidos. Só alguns se salvam no termo “matança” no DS, como Mortal Kombat e Brothers in Arms. No resto o máximo que você vai ver vai ser um sanguinho ridículo saindo de um paciente, ou um casco de tartaruga atingindo seu personagem no traseiro.
![]()
RPG’s: o DS tem uma variedade IMENSA de RPG’s. Todos muito bons.
![]()
Simulação: as simulações do DS são muito realistas quando se trata de ter um cachorro (Nintendogs), mas quando TheSims e uma cópia de Rollercoaster Tycoon aparecem no seu console, você tem vontade de chorar ou rir da porcaria que é o jogo. O PSP não tem muitos jogos no conceito Simulação, somente alguns de corrida ou voo.
![]()
Puzzle: O DS tem alguns puzzles legais, como TetrisDS, Ontanamaru e outros, mas parece que sempre falta alguma coisa neles. O PSP também não se aprofundou muito no conceito Puzzle, mas o seu LocoRoco, um dos únicos jogos exclusivos para o PSP é totalmente incrível.
![]()
*Outro ponto interessante do DS é que ele roda jogos de GBA. E o PSP pode emular jogos de NES, SNES, MEGA DRIVE, SATURN, N64, PS1, MASTER SYSTEM, GB, GBC.
Conlcusão Geral: Os dois portáteis se equiparam por serem mais fortes em alguns pontos e fracos em outros. O que mais influencia na sua escolha é o tipo de jogos que você quer jogar.Geralmente o DS é rotulado como "de criança", mas já existem jogos em primeira pessoa bem assustadores do portátil, e muitos jogos não são nada fáceis.
O PSP é muito mais forte e atraente, e nas suas características, não deixa a desejar em nenhum ponto, enquanto o DS poderia ter explorado melhor muitas coisas.