Árvores Poluem e Aquecem o Planeta

Plantar árvores não é bom para o meio ambiente. Elas poluem, causam câncer e aquecem a Terra. "Há 20 anos os cientistas sabem que as árvores ajudam a criar ozônio, um dos maiores poluentes do ar", afirma o biólogo americano Mark Potosnak, autor de um estudo provando que as plantas são a causa da poluição de Las Vegas. "Mesmo uma pequena quantidade delas em uma grande cidade faz a qualidade do ar piorar muito." A explicação do biólogo é que, sozinhas, as árvores são inofensivas. Elas emitem um composto que estimula a formação do ozônio, o gás que protege a atmosfera dos raios ultravioletas. Até aí, tudo bem. O problema é que esse composto, combinado com o óxido de nitrogênio dos carros, faz algumas espécies criar ozônio em quantidades venenosas, que podem causar câncer e problemas pulmonares. Em Las Vegas, a concentração do gás estava 30% acima do nível recomendado.







Então, a solução é sair por aí com uma motosserra desmatando tudo?
Segundo Mark Potosnak, o certo é deixar que as árvores morram naturalmente para depois serem plantadas outras menos poluidoras, como pinheiros e acácias.

Isso muda tudo não é? Todas aquelas campanhas ambientais de plantar árvores no espaço urbano foram em vão. O segredo é plantar em área rural pouco habitada, separando a cidade do campo.

fonte: Revista Galileu de Outubro

Comente