DS vs. PSP


Muita gente fica na dúvida na hora de comprar um portátil. DS ou PSP? Direi algumas dicas para você tirar a dúvida de qual gostaria mais.
Primeiramente gostaria de colocar que eu NÃO vou desmerecer o PSP porque tenho um DS. Só vou fazer uma comparação entre os dois consoles.

1º - Preços: o PS3 é mais caro do que o Wii, e essa cronologia se segue com o PSP e o DS. Os jogos para PSP são mais caros e talvez menos duráveis por serem em CD’s, enquanto os de DS são um pouco mais baratos e mais difíceis de quebrar por serem em cartucho. É mais fácil perder um jogo de DS, porque o cartucho é muito pequeno.
Conclusão: tanto um quanto o outro são relativamente caros por serem portáteis, mas se dinheiro para você não é problema, não faz diferença comprar um PSP.

2º - Pontos de Venda: o DS divulgado até em propagandas de TV no Brasil, enquanto o PSP ficou mais escondido. Isso fez com que o PSP se tornasse um objeto mais desejoso, como se fosse para gente mais rica (e na verdade é mesmo). Os jogos de DS são mais encontrados em lojas da web, e o console também.

Conclusão: o PSP é um produto mais reservado no Brasil, e é mais fácil de achar um DS.

3º - Design: O DS abre e fecha, protegendo suas telas, tem poucos botões, a navegação é simples e é agradável de segurá-lo. O PSP é um possante cheio de botões pra tudo quanto é lado, também é agradável de segurá-lo e a tela é muito maior.

Conclusão: As telinhas pequenas do DS ficam menores ainda perto das do PSP. Mas a segunda tela realmente dá um quê a mais no design, deixando o DS mais bonitinho, com um estilo simples e moderno. O estilo do PSP dá a impressão de que não foi feito para ser bonitinho, mas sim arrojado e cheio de funções extras. Sua tela fica desprotegida.

4º - Jogabilidade: O PSP tem os botões simples, e um analógico também. O DS não tem analógico, mas não faz diferença nenhuma. A touchscreen do DS promove uma experiência de jogo perfeita. Além do mais, o microfone do DS faz com que os jogos fiquem bem mais divertidos, em fases que você precisa assoprar, falar, cantar, gravar comandos de voz, etc. E no novo DSI, com a câmera, alguns jogos podem até ser jogados só com seus movimentos captados.

Conclusão: Em jogabilidade DS ganha sem dúvida.

5º - Gráficos: agora vamos tocar em um ponto delicado para o DS. Os gráficos dele se equiparam aos do N64, enquanto os do PSP se equiparam aos do PS2.

Conclusão: se para você, os gráficos importam SIM, compre um PSP. O DS vai decepcioná-lo.

6º - Variedade: O PSP restringe-se ao público adolescente/adulto jovem. Já o DS tem títulos para todas as idades, e agrada muito mais.
Conclusão: Se você tiver um PSP, ninguém da sua casa vai querer jogar a não ser seu irmão menor talvez. Já com o DS provavelmente até sua vó vai querer dar uma jogada.

7º - Gênero dos Jogos: Esse é um ponto muito fraco para o PSP, pois a maioria de seus jogos são adaptações das versões de PS2. Porém eu acho melhor citar cada um dos gêneros:

Clássicos: Gosta de Mário, Sonic, Pokémon, Megaman? Não pense encontrar isso no PSP.



















Matança: Os jogos do DS tem pouca/nenhuma violência, já o PSP tem jogos emocionantes de guerra, luta, etc., como Resident Evil e outros parecidos. Só alguns se salvam no termo “matança” no DS, como Mortal Kombat e Brothers in Arms. No resto o máximo que você vai ver vai ser um sanguinho ridículo saindo de um paciente, ou um casco de tartaruga atingindo seu personagem no traseiro.

RPG’s: o DS tem uma variedade IMENSA de RPG’s. Todos muito bons.

Simulação: as simulações do DS são muito realistas quando se trata de ter um cachorro (Nintendogs), mas quando TheSims e uma cópia de Rollercoaster Tycoon aparecem no seu console, você tem vontade de chorar ou rir da porcaria que é o jogo. O PSP não tem muitos jogos no conceito Simulação, somente alguns de corrida ou voo.

Puzzle: O DS tem alguns puzzles legais, como TetrisDS, Ontanamaru e outros, mas parece que sempre falta alguma coisa neles. O PSP também não se aprofundou muito no conceito Puzzle, mas o seu LocoRoco, um dos únicos jogos exclusivos para o PSP é totalmente incrível.

*Outro ponto interessante do DS é que ele roda jogos de GBA. E o PSP pode emular jogos de NES, SNES, MEGA DRIVE, SATURN, N64, PS1, MASTER SYSTEM, GB, GBC.

Conlcusão Geral: Os dois portáteis se equiparam por serem mais fortes em alguns pontos e fracos em outros. O que mais influencia na sua escolha é o tipo de jogos que você quer jogar.

Geralmente o DS é rotulado como "de criança", mas já existem jogos em primeira pessoa bem assustadores do portátil, e muitos jogos não são nada fáceis.
O PSP é muito mais forte e atraente, e nas suas características, não deixa a desejar em nenhum ponto, enquanto o DS poderia ter explorado melhor muitas coisas.

20 Responses so far.

  1. Anônimo says:

    legal!Tenho o psp!
    é muito loco!
    mesmo assim ainda acho o ds bonzinho...

  2. Anônimo says:

    PSP eh o mais foda q existe, o DS eh manerim, mas PSP muuuuuuuuuuuuuito melhor !!

  3. Unknown says:

    eu sou mil vezes o ds que o psp

  4. Unknown says:

    o psp é um lixo perto do ds o ds é mais legal pq tem varios jogo do super nintendo só que mais avançados

  5. Anônimo says:

    olha os dois são bons mas o psp tem avariedade imensa de jogos novos e bons não so de ps2 com o psp vocêpode usar internet sem fio e em qualquer ja o ds para você temque pagar para usar a net

    "Design: O DS abre e fecha, protegendo suas telas, tem poucos botões, a navegação é simples e é agradável de segurá-lo"

    oque adianta não risca atela sendo que a capa fica toda riscada ja o psp vem com uma capa anti empacto que não faz ele reica nen crebrar

    outra o ds pode ser "RESISTENTE" mas por ser tochsceen mas se cair chão pode ir compra outro pois ja era

    uotra para que minha vô ia querer jogar um jogo da epoca da minha bisavô ela vai querer jogar um jogo com grafico de filme

    eu comprei o ds no ano passado deu dois meses ja ta jogado purai enquanto o psp tocom ele faz sex meses e tai na minha mÂo agora

    "já o PSP tem jogos emocionantes de guerra, luta, etc., como Resident Evil e outros parecidos. Só alguns se salvam no termo “matança”"

    tem muito jogo do psp de criança como: Up,may pats,minireflector e etc.

    siguinti o ds e bom mas o psp por ser mais pratico e ter muintas funções utei e melhor no meu ver mas cada um tem seu gosto "eu não vou dizer a minha total opinião sobre o ds mas o psp manda" Amenos que você quera um portatio lixo so para dizer que ten "DS E UMA BOSTA"

  6. Anônimo says:

    falo TUDO DS E UMA BOSTA

  7. Anônimo says:

    VOCE TA CERTO O PSP E BEM MAIS UTIL QEU O DS

  8. Anônimo says:

    "psp é um lixo perto do ds o ds é mais legal pq tem varios jogo do super nintendo só que mais avançados"

    VAI VE OQUE E PORTATIO DE VERDADE CABEÇÃO

    SILIGA VAI FICA COM UMA MERDA DE VIDEO GAME

  9. Anônimo says:

    psp wins ds loser

  10. Hadan F. says:

    Eu comprei meu DS Lite na semana passada. Curti muitos jogos e ele tem franquias exclusivas. Nunca fui muito fã de Sony, principalmente do Play2 em diante. Sempre me importei com diversão e vocês, se forem jogadores "old" (no mínimo, Snes e MD), vão se lembrar o quanto era divertido Side Pocket, Top Gear, Tartarugas Ninja etc., mais do que muito jogo novo por aí. No entanto, tenho de dar o mérito do PSP: os gráficos são muito top. Pirei com o God of War e outros jogos de ação, mas só. Detesto Mario e Pokemon, mas curto jogos que me divertem - e que possa jogar com meus amigos. De início, optei pelo DS, no entanto, considerando essa leva maravilhosa de jogos para o PSP, especialmente para players hardcore (meu caso - e o que me deixou um tanto decepcionado com o DS), decidi que vou adquirir uma cópia dele também. Mas convenhamos: se quiser jogar RPG em portáteis, tem de apelar para o DS. Jogos mais hardcore (excluído RPG), PSP. Não tem essa de "meu brinquedo é 'muito mais melhor de bom que o seu'". Gosto é gosto. Tem coisas que gosto no DS, outras não. Tem coisas que gosto no PSP, outras não. Pelos pontos positivos, fico com os dois. Só acho chata essa discussão interminável entre os dois aparelhos. Como comparar? Não há comparação! Produtos totalmente diferentes, com públicos diferentes. E que bom que é assim! Dessa forma, temos uma leva maior de jogos e diversão, não concordam?

  11. Anônimo says:

    Aff não tem essa de PSP win ou DS win os dois são portáteis distintos direcionados pra publicos diferentes.Eu optei pelo DS até porque ele é concerteza mais portatil e os jogos do PSP são muitas vezes baseados nos de PS2.Nunca fui fã da nintendo mais o DS me conquistou. Não me arrependo nada de ter comprado ele.

  12. Anônimo says:

    MIL VEZES O DS
    MIL VEZES O PSP
    VCS Q DIZ Q O DS EH UMA MERDA EH PQ NAO PODEM COMPRAR UM DS
    EU TENHO OS 2

  13. Anônimo says:

    Gosto muito dos dois portateis (mentira, odeio o DS) mas devemos concordar o DS é pra o público infantil (é criancinha mesmo) prefiro muito mais o PSP , porque ? Porque o DS tem poucos jogos 3D muito pouco mesmo (por isso é uma bosta), e o que adianta ter uma tela touchscreen, naum sem contar com a interação, ela é legalzinha no começo mas depois enche o saco, para mano gastar dinheiro pra comprar um portatil com poucas funcionalidade e com gráficos de SNES, NES, N64, GB, GBC, GBA, entre outros, foi como o cara q fez a matéria lá em cima disse dos emuladores pro PSP, é só comprar um PSP e instalar os emuladores e vc ainda sai ganhando por poder jogar jogos de PS1, e jogos com gráficos de PS2/PS3.

  14. Anônimo says:

    eu concordo pois com graficos tao bons quem se interessa pela interatividade, e com graficos tao bons parece q vc esta realmente dentro do jogo

  15. Anônimo says:

    PSP o melhor ds merda jogos merda midia merda grafico merda uma verdadeira caganeira meu PSP 3000..........LINDO.........

  16. Anônimo says:

    Eu tenho PS2 E PSP so compro jogos originais ds merda absoluta...........

  17. Anônimo says:

    porque nao desbloqueia seu psp ? Vc e burro. e psp e dez vezes melhor

  18. Anônimo says:

    nao sei porque preferem ds e muito idiota,feio,pesado................kkkkk

  19. Anônimo says:

    e o psp

Comente