Como sobreviver a uma era do gelo

A história do clima no planeta Terra está guardada num arquivo de gelo gigantesco – o solo glacial da Antártica. São quase 1 milhão de anos literalmente congelados no tempo, que cientistas do Projeto Europeu para Núcleos de Gelo da Antártica (Epica, na sigla em inglês) estão escavando. O processo é muito parecido com o da arqueologia, mas trata-se de uma ciência com nome próprio: a paleoclimatologia.

No final do ano passado, os pesquisadores retiraram da região uma coluna glacial com 3,19 quilômetros de profundidade. O estudo dela pode fornecer dados bastante precisos das condições atmosféricas no mundo nos últimos 740 mil anos. E pode ajudar os cientistas a conhecer mais sobre as eras glaciais.

Há 2 milhões de anos, a Terra vem atravessando fases de aquecimento e resfriamento constantes. Os períodos gelados (chamados de eras glaciais) duram em média 100 mil anos e são intercalados por eras temperadas, como a que vivemos atualmente.

Sabe-se muito pouco sobre cada um desses períodos e muitas das respostas que procuramos podem estar no bloco retirado pelo Epica.
Os períodos interglaciais costumam durar 10 mil anos, embora o atual já se estenda por 12 mil.

Mas não é preciso tirar os casacos do armário. Segundo pesquisadores do Epica, essa fase tem características parecidas com as de um outro período temperado, que aconteceu há três glaciações, e que foi bem mais longo: 28 mil anos de clima hospitaleiro

Mas se você pensa que está á salvo por causa disto você está muito enganado, existem cientistas afirmam que isso poderá acontecer daqui a dez anos, quando acontecer, poderá levar centenas de anos para se reverter.

As duas principais doenças do clima frio são o congelamento corporal e a hipotermia. No congelamento corporal, a pele chega abaixo do ponto de congelamento e cristais de gelo se formam dentro das células epiteliais, causando a morte delas. Se for possível aquecer a pele, ela irá formar uma bolha, mudar da cor azulada para preta e endurecer em uma concha. Essa concha eventualmente cai para expor a nova pele que está abaixo se o dano não for muito grave. Esse tipo de congelamento é muito doloroso, apesar de "superficial". O congelamento corporal grave penetra até chegar ao músculo e aos ossos e é caracterizado por formigamento das extremidades e pela mudança da cor e da textura da pele. Os estágios do congelamento corporal são:

*Pele vermelha no estágio inicial
*Pele branca no estágio intermediário
*Pele endurecida quando começa a ficar grave
*Bolhas no estágio grave
*Pele escurecida no estágio avançado

O congelamento corporal grave causa danos ao tecido e pode levar à amputação dos dedos das mãos e dos pés, assim como das mãos e dos pés. É vital aquecer a pele gradualmente quando afligido por congelamento corporal. Cubra as orelhas e coloque os dedos das mãos embaixo dos braços. Nunca esfregue a pele danificada ou a cubra com água quente, pois isso pode causar ainda mais danos. Água entre 37,7 e 41,1oC é ideal para ser utilizada como agente aquecedor. Se for possível, entre imediatamente em uma área mais aquecida. Remova qualquer roupa apertada que possa restringir o fluxo sangüíneo. Você pode colocar uma gaze ou um pano entre os dedos das mãos e dos pés para enxugar a umidade e prevenir que eles grudem. Elevar levemente a área afetada ajuda a evitar inchaços.


A hipotermia acontece quando o corpo perde mais calor do que produz e a temperatura corporal cai. Alguns dos sintomas de hipotermia são:

*Fala indistinta
*Juntas rígidas
*Perda da coordenação
*Pulso lento
*Tremores incontroláveis
*Perda do controle da bexiga
*Rosto inchado
*confusão mental

Muitas vezes se você acabar se molhando, como cair em um lago congelado, por exemplo, pode e levar á hipotermia em poucos minutos, nestes casos você tem que ser rápido, é essencial que você acenda logo uma fogueira para poder se aquecer depois que acendeu a fogueira tire a roupa e se esquente no calor da fogueira, comece a pular e exercitar-se, pegue suas roupas molhadas e passe sobre a neve pois assim a neve vai absorver a umidade, passe um pouco de neve pelo seu corpo também.O seu corpo começa a enviar menos sangue para as mãos e aumenta o fluxo de sanguíneo na região do tronco e da cabeça para proteger os órgão vitais.E lembre-se sempre, ficar pelado é melhor do que ficar molhado.

Para isso não acontecer quando você estiver atravessando um lago congelado você deve sertificar-se que a camada de gelo suporta o seu peso e para evitar qualque imprevisto espalhe seu peso pelo gelo e engatinhar com a mochila apoiada em sua frente.

Se faltar água, por mais tentador que seja nunca coma neve. A neve pode baixar a sua temperatura corporal muito rápido e antes que você perceba você pode estar com hipotermia. O ideal é encher seu cantil com neve e colocá-lo dentro de sua roupa e junto ao seu corpo, assim dentro de alguns minutos a neve vai derreter a aí você pode beber á água.

O peso da neve pode acabar fazendo com que o telhado caia e cima de sua cabeça ainda mais se ele não foi projetado para suportar ao peso da neve. Nesses casos procure se abrigar no porão se você tiver um.

Se você encontrar um rio pode pescar fazendo uma lança como a da imagem abaixo.

Mas não pense que será fácil pegar um peixe assim,o rio ou lago não pode ter a água muito suja, deve haver muita atenção e concentração.

Você pode aproveitar o calor da urina para se esquentar urinando em um recipiente ou até mesmo em seu cantil e então colocando junto ao seu corpo.

Se você encontrar um animal morto, verifique se a carne está podre, se não estiver pode cozinhar e comer.

Pode se fazer chá dos ramos de pinheiro além de te esquentar é cheio de vitaminas.

Um abrigo é a primeira coisa que você precisa para sobreviver ao frio congelante. Escolher o local do abrigo é extremamente importante. Não se iluda pelas clareiras nas montanhas, pois elas podem ser o local ideal para avalanches (procure por entulhos acumulados e toras de árvore quebradas na base da clareira e, se encontrar os dois, é possível que você esteja em um local de avalanche). A lateral da clareira é um local muito melhor para um abrigo. Você também deve evitar áreas próximas de mirantes e penhascos.

Se a noite estiver chegando rapidamente, você precisa construir um abrigo de emergência o mais rápido possível. Cave uma trincheira de neve funda o suficiente para fazer uma quebra de vento.

Empilhe e junte neve adicional no lado que recebe mais vento para uma proteção extra. Consiga a quantidade de material leve necessária para cobrir a parte inferior para o isolamento (galhos de árvores são abundantes em muitas áreas de floresta). Quando estiver dentro, cubra-se com várias quantidades de galhos de árvores ou quaisquer outras folhas que você possa conseguir. A neve tem um melhor isolamento do que uma cabana comum, então o abrigo de emergência é capaz de manter uma pessoa aquecida durante uma noite.


Se tiver tempo, construa uma caverna de neve mais elaborada. Ela não só lhe dará mais proteção, mas construí-la irá manter você em movimento e permitir que seu coração trabalhe e ajude a lhe aquecer. Apenas certifique-se de não suar, pois a umidade é uma inimiga no frio congelante. As colinas garantem um bom abrigo do vento e áreas mais baixas são mais frias e mais úmidas. Faça o abrigo o menor possível para ajudar a reter o calor. Isso serve especialmente para a entrada, que deve ser bloqueada com uma mochila ou com galhos de árvores.

Também é importante ventilar o abrigo. Faça pequenas entradas de ar no teto com galhos de árvore e certifique-se de que a entrada que você bloqueou permite fluxo de ar suficiente. Evite utilizar metais como a asa de um avião ou um telhado de zinco encontrado para auxiliar no abrigo, pois eles sugam o calor que você precisa.

Quando estiver preso no frio e não houver neve, construa uma cabana com destroços seguindo as orientações a seguir.


Posicione um poste (aquele que dá a extensão do abrigo) com um lado no chão e o outro no topo de uma base rígida como uma tora de árvore ou um seixo. Você também pode amarrá-lo em uma árvore.
Pegue mais dois galhos espessos, coloque-os diagonalmente no topo do poste e amarre-os juntos com uma videira ou com uma corda.
Use galhos de árvore espessos para alinhar a extensão do poste e criar uma estrutura de costelas. Certifique-se de que é largo o bastante para acomodar você.
Coloque galhos menores cruzados para dar um efeito de treliça.
Acrescente escombros mais leves como folhas de pinheiro até que tenha uma espessura de 60 cm. Quanto mais espesso for o escombro, mais proteção ele irá oferecer. Cubra o chão do interior do abrigo com pinheiro e folhas e bloqueie a entrada com uma rocha ou com mais escombros.
Esses são apenas alguns exemplos de abrigos para ambientes selvagens. Você pode aprender mais lendo o artigo Como construir um abrigo.
Se você seguir estas dicas você provavelmente sobreviverá á próxima era do gelo.

One Response so far.

  1. Anônimo says:

    Temos que nós preparar, depois do aquecimento global..vem o refriamento..

Comente